Estágios necessários ao processo de curadoria e preservação dos objetos digitais

20:27

Ações para todo o ciclo de vida

Descrição e representação da informação: Coleta e atribui informações de representação necessária para entender o dado digital e sua apresentação. Envolve a atribuição de metadados administrativos, descritivos técnicos, estrutural e de preservação, utilizando padrões adequados, para assegurar a descrição e controle adequado a longo prazo.
Planejamento da preservação: É onde é feito o planejamento da preservação ao longo do ciclo de vida de curadoria do objeto digital. Isso inclui planos de gestão e administração de todas as ações do ciclo de vida de curadoria.
Acompanhamento e participação da comunidade: Enfatiza a necessidade de atenção para as atividades que se desenrolam no âmbito das comunidades envolvidas com o problema de curadoria, bem como a necessidade de participação no desenvolvimento de padrões, de ferramentas e de software adequados ao problema e que possam também serem compartilhados.
Curadoria e preservação: Estar continuamente alerta e empreender as ações administrativas e gerenciais planejadas para a curadoria e preservação por todo o ciclo de vida da curadoria. 

Ações sequenciais

Conceitualização: Conceber e planejar a criação do dado, incluindo os métodos de captura e as opções de armazenamento.
Criação e/ou Recebimento: Criar dados, incluindo metadados administrativos, descritivos, estruturais e técnicos. Metadados de preservação podem, também, serem adicionados no momento da criação. Receber dados, de acordo com políticas bem documentadas, de criadores de dados, de outros arquivos, de repositórios ou de centros de dados e, se necessário atribuir metadados apropriados. 
Avaliação e seleção: Avaliar o dado e selecionar o que será objeto dos processos de curadoria e de preservação por longo prazo. Manter-se aderente tanto às boas práticas quanto às políticas pertinentes e também às exigências legais.
Arquivamento: Transferir os dados para um arquivo, ou repositório, ou centro de dados ou outro custodiante apropriado. 
Ações de preservação: Empreender ações para garantir a preservação a longo prazo e a retenção do dado de natureza oficial. Ações de preservação devem garantir que o dado permaneça autêntico, confiável e utilizável, mantendo a sua integridade.
 Armazenamento: Armazenar os dados de forma segura mantendo a aderência as normas relevantes.
Acesso, uso e reuso: Garantir que o dado possa ser acessado tanto pela sua comunidade alvo, quanto pelos demais usuários interessados na reutilização do dado.
Transformação: Criação de novos dados a partir do original. 

Ações Ocasionais 

Eliminação/Descarte: Eliminar os dados que não foram selecionados para curadoria de acordo com políticas documentadas, diretrizes e/ou exigências legais.
Reavaliação: Retornar ao dado cujos procedimentos de avaliação foram falhos para nova avaliação e possível seleção para curadoria. 
Migração: Migrar os dados para um formato diferente. 

ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 14. 2013, Santa Catarina. CURADORIA DIGITAL ALÉM DA QUESTÃO DA PRESERVAÇÃO DIGITAL. Florianópolis: Gt 8: Informação e Tecnologia, 2013. 20 f. Disponível em: <http://200.20.0.78/repositorios/bitstream/handle/123456789/2478/CURADORIA> DIGITAL> Acesso em: 12 out. 2016.

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

0 comentários

BOLETIM INFORMATIVO

Receba no seu email, as nossas publicações

OS MAIS VISUALIZADOS

Flickr Images

ARQUIVOS DO BLOG