CURADORIA DIGITAL

10:20



Conceito:

É gestão dos recursos digitais para a manutenção, preservação e agregação de valor que se oferece a informação digital em toda sua vida útil. Pode ser entendida como o tratamento ativo cedido a dados científicos digitais, a fim, de evitar a obsolescência e aumentar a longevidade dos mesmos. Para tanto, investimento em estudo, tempo e recursos são necessários principalmente para promoção de pesquisas e a posteridade das comunidades cientificas.

Aplicabilidade:

A produção de comunicação científica estabelecida pelas tecnologias de informação e comunicação (TICs) busca acompanhar os avanços decorrente da Internet no que se refere a: gestão de dados oriundos de pesquisas e sua preservação, reuso e os processos de agregação de valor informacional. Toda a gestão do conjunto de dados tem como função principal assegurar que eles possam continuar sendo viáveis para o acesso com o decorrer do tempo, isto pode ser compreendido também através do controle de repositórios, com o arquivamento de conteúdos para pesquisas e preservação das informações.

Gestão e preservação:

A sustentabilidade da informação a longo prazo prever uma administração inteligente de salvaguarda informacional. Medidas como o compartilhamento, a reutilização dos dados no mundo digital valoriza ao mesmo tempo que protege os dados científicos digitais, no entanto, poucas instituições tem feito este procedimento devido ao alto custo do investimento e da contínua manutenção.

RI:

Repositórios institucionais é um serviço moderno de gerenciamento e disseminação de conteúdo digital produzido por uma determinada unidade de informação, criado e mantido por seus membros. Promove acesso livre, disponibiliza toda a produção acadêmica (científico e institucional) para o indivíduo, para a instituição e consequentemente para a comunidade.




VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

0 comentários

BOLETIM INFORMATIVO

Receba no seu email, as nossas publicações

OS MAIS VISUALIZADOS

Flickr Images

ARQUIVOS DO BLOG