CICLO DE VIDA DA CURADORIA DIGITAL

19:30

    Pennock (2007), destaca a necessidade da abordagem do ciclo de vida da curadoria. O ciclo foi desenvolvido como forma de garantir a continuidade do objeto digital. Para a autora curadoria e preservação são atividades, por vezes, negligenciadas em diferentes fases da gestão do objeto digital. Assim, uma abordagem em forma de ciclo de vida assegura que todas as ações necessárias sejam identificadas, planejadas e implementadas na seqüência correta.
  Isto pode garantir a manutenção da autenticidade, confiabilidade, integridade e usabilidade do objeto digital. O modelo do ciclo de vida da curadoria digital oferece uma visão geral dos estágios necessários ao processo de curadoria e preservação dos objetos digitais. 
     Higgins (2008) coloca que este modelo é de natureza genérica, sendo assim, ele é um modelo indicativo e não exaustivo o que configura que nem toda instituição/organização deverá cumprir todos os estágios do ciclo, mas sim adequá-lo às suas próprias necessidades e a sua realidade. A principal unidade de gestão do ciclo é o dado que é qualquer informação digital em código binário. No centro do ciclo estão ainda os objetos digitais simples e complexos e as bases de dados. Circulando o dado digital estão as ações que devem ser adotadas no decorrer do processo de curadoria. Essas ações são classificadas, de acordo com o DCC, em: ações para todo o ciclo de vida, ações sequenciais e ações ocasionais.


Referência:

ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 14. 2013, Santa Catarina. CURADORIA DIGITAL ALÉM DA QUESTÃO DA PRESERVAÇÃO DIGITAL. Florianópolis: Gt 8: Informação e Tecnologia, 2013. 20 f. Disponível em: <http://200.20.0.78/repositorios/bitstream/handle/123456789/2478/CURADORIA> DIGITAL> Acesso em: 12 out. 2016.




VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

0 comentários

BOLETIM INFORMATIVO

Receba no seu email, as nossas publicações

OS MAIS VISUALIZADOS

Flickr Images

ARQUIVOS DO BLOG